top of page
Foto do escritorOriAssets

Com PEC dos Precatórios busca pela venda dos títulos, aumentam o número de golpes de estelionato.

Golpistas se passam por advogados e exigem dinheiro em troca da liberação do pagamento. Veja como se proteger e não ser vítima!

A fila de brasileiros que esperam o recebimento de valores referentes a causas ganhas contra o governo é enorme, assim como o prazo para ter o dinheiro em mãos.

Como já falamos anteriormente aqui no blog, uma das soluções mais seguras e rápidas é a venda do título. Infelizmente foi aí que grupos de criminosos viram a chance de se aproveitar.

Um verdadeiro percalço para profissionais e empresas sérias, que prestam um serviço importante e acabam perdendo a credibilidade. E uma dor de cabeça maior ainda para as vítimas.


Os criminosos mandam mensagem por celular apresentando-se como advogados e oferecem serviços para antecipar o pagamento de precatórios, mas para isso eles solicitam um sinal em dinheiro.


Muitas pessoas, por falta de conhecimento da burocracia ou até mesmo pela urgência no recebimento do valor, já que o grupo é muito bem treinado, acabam caindo no golpe e perdendo dinheiro.

Como funciona o mercado de compra e venda de Precatórios?

Os processos contra municípios, estados ou a união são longos, levam anos e envolvem indenizações altas que exigem um tempo maior ainda para serem quitadas, gerando os títulos de precatórios.

O mercado de compra e venda de precatórios é legal, conforme Artigo 100, parágrafo 13 da Constituição Federal, e quando realizado por um profissional de confiança, é vantajoso para o credor do título.

Isso porque o desconto é bem menor, em relação ao exigido em negociações com o próprio governo, e o pagamento é realizado em semanas.


Entenda como os criminosos aproveitam este mercado e aplicam os golpes.


Como os golpes estão sendo aplicados e como se proteger?

Os golpistas se apresentam como advogados e dizem que há uma dívida contra o governo em nome da vítima e que conseguem realizar a liberação do pagamento.


Eles possuem dados e informações sobre a vítima que passam credibilidade e tornam difícil para uma pessoa com menos conhecimento, entender que se trata de um golpe. Esses dados são obtidos das listas de precatórios que estão disponíveis nos sites dos Tribunais (informação pública).

Para a liberação do pagamento, a quadrilha pede um valor de sinal (a título de certidões, ou outras regularizações "pendentes").

O programa Fantástico ontem mostrou casos de pessoas que perderam valores altos.

Um aposentado gaúcho caiu na fraude e perdeu quase R$ 6 mil com a promessa de que receberia R$ 85 mil. Os golpistas usaram o nome do escritório da verdadeira advogada Sheila Feldman. Ela possui mais de 5 mil clientes; destes 70 receberam mensagens dos golpistas.

“Eles usam o logo do escritório, o que induz efetivamente o cliente a erro. Em um dos documentos que são encaminhados ao cliente, aparece ali, o logo do poder judiciário, tudo direitinho. Com o número do processo”, destaca a Dra. Sheila ao programa.


Veja o passo a passo para vender o título de precatórios e como diferenciar a empresa idônea de uma quadrilha de golpistas:

Passo a passo da venda de precatórios e como não cair em golpes:


  1. A empresa interessada na compra do precatório entrará em contato com o credor (detentor do título) através de ligação telefônica, whatsapp ou e-mail

  2. Após o primeiro contato, a mesma encontrará um investidor interessado em adquirir o título e negocia a transação de acordo com o valor integral do precatório;

  3. Um percentual é descontado já que o credor terá o valor em mãos imediatamente e aquele investidor ficará com o título aguardando o prazo efetivo para o recebimento. Em outras palavras, o investidor assume todo o risco associado a filas, possíveis mudanças de legislação, etc. e em contrapartida um prêmio de risco é descontado do valor do precatório. (veja abaixo como diferenciar a empresa idônea de um golpe);

  4. Após o contato, as empresas de mercado espontaneamente costumam oferecer seus dados e site para consulta do credor;

  5. Não há pressa nesse processo, o importante é a segurança e confiança do cliente;

  6. É importante o cliente realizar pesquisa online sobre a empresa antes de fornecer qualquer dado adicional;

  7. A OriAssets, por exemplo, se coloca disponível para reuniões virtuais a fim de sanar as dúvidas e mostrar o ambiente empresarial;

  8. As empresas costumam ter sedes físicas em locais de atuação;

  9. Ao acessar o site de uma empresa, entre em contato pelo canal que está disponível na página e certifique-se que está falando com um colaborador da mesma;

  10. Veja se a proposta de compra é feita através de material empresarial, geralmente um arquivo em pdf;

  11. As empresas não solicitam em nenhuma hipótese que os credores desembolsem valores a fim de liberar seu precatório.

  12. As empresas fornecem aos credores modelos de contrato de compra e venda para que o mesmo possa consultar seu advogado e ter mais segurança de que está realizando um bom negócio;

  13. Todo o processo de compra é feito em cartório físico, com apoio de um advogado especializado a escolha do cliente;

  14. Desconfie de processos com assinatura online;

  15. Não aceite promessa de pagamento, só venda mediante pagamento no ato da escritura;

  16. Por final, uma escritura de cessão é feita em cartório e no momento da assinatura do contrato, a pessoa que está cedendo o título recebe o valor combinado integralmente.

Nós da OriAssets somos especialistas em intermediar o melhor prêmio de risco para ambas as partes envolvidas. Já realizamos centenas de negociações e somos referência no mercado.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/da-para-investir-na-divida-do-governo-com-pessoas-entenda-o-que-sao-precatorios/

Se você tem um título de precatório e deseja vender ou é um investidor e quer encontrar o melhor título para investir seu capital, acesse nosso site e marque uma conversa sem compromisso.

Nossa equipe é especializada e presta todo o suporte necessário, tanto jurídico quanto administrativo, desde o primeiro contato até o momento da assinatura da escritura.



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page