Segundo Tribunal de Justiça de Pernambuco, alvos são credores de precatórios municipais, estaduais e federais que têm direitos a receber. Polícia Civil investiga casos.
Criminosos voltam a aplicar golpes dos precatórios, desta vez usando nomes de servidores do Judiciário e de advogados.
O alerta foi feito no dia 30 de Setembro pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A Polícia Civil está investigando os casos.
Como ocorre o golpe?
Segundo o tribunal de Pernambuco, os alvos são credores de títulos de precatórios municipal, estadual e federal que estão na fila para receber o dinheiro que é de direito.
Os precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva.
Elas podem ser referentes a acertos tributários, salariais ou qualquer outra causa contra o poder público, em que o credor tenha o caso transitado em julgado a seu favor.
Através das redes sociais, o TJPE afirmou que ainda não entra em contato para tratar de suposta existência de créditos oriundos de precatórios, sendo a chamada para recebimento feita através da lista de contemplados no site do tribunal.
"É mais um golpe para angariar recursos financeiros dos menos avisados. As autoridades competentes já foram acionadas", diz o alerta.
O TJPE afirmou que o “golpe dos precatórios” é do tipo conhecido como “engenharia social”.
Isso significa que, para “funcionar”, é necessário que a vítima seja induzida e aceite as "propostas" feitas pelos criminosos.
O estelionatário entra em contato se passando por um advogado que conhece detalhes da ação que foi movida pela vítima, como o nome do advogado da ação e o número do processo, por exemplo.
Os contatos são feitos por meio de carta, e-mail, mensagem de SMS ou WhatsApp, por diferentes integrantes das quadrilhas.
"O motivo da conversa é sempre uma novidade sobre o pagamento dos valores devidos com o ganho da causa”, informou o tribunal, em um comunicado.
De acordo com o tribunal, os criminosos dizem para a vítima que “o dinheiro está para ser liberado, porque houve uma antecipação no pagamento”.
Em seguida, afirmam haver “alguma pendência” e que essa pessoa “precisa resolver com certa urgência” para que o valor seja liberado.
É quando o estelionatário pede que sejam repassadas informações bancárias ou quantias em dinheiro.
Por meio de nota, a Polícia Civil disse que há casos sendo investigados pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
A corporação orienta que possíveis vítimas devem procurar a delegacia para prestar depoimento. “Mais detalhes não podem ser fornecidos no momento”, afirmou.
No alerta, o TJPE lembrou que outros golpes foram aplicados envolvendo aposentados. Os criminosos tinham como alvos pessoas interessadas em empréstimos consignados.
Como evitar cair em golpes?
Veja as nossas dicas para não ser mais uma vítima de criminosos:
Sempre procure uma empresa de confiança ou advogado para o processo de venda de precatórios.
Quando o contato vier por parte do “investidor” querendo comprar precatórios, que pode ser realizado por aplicativo de mensagens, desconfie.
Busque maiores informações sobre o investidor ou empresa, tais como: Nome da Empresa, CNPJ, Localização e etc. Estamos sempre à disposição para dar a melhor orientação a nossos clientes e interessados.
Sempre que solicitado uma antecipação de valores, desconfie. Essa prática não é comum;
Não aceite promessa de pagamento, só venda mediante pagamento no ato da escritura;
Saiba bem para quem está vendendo, pesquise e confirme referências para evitar fraudes;
Consulte outras pessoas que já realizaram o serviço e pegue indicações antes de fechar com um único lugar;
Desconfie de quem complica o processo. A venda de precatórios é algo simples, só necessita de documentação específica.
Na Ori Assets realizamos o intermédio da sua venda de precatórios. Somos referência no mercado de ativos judiciais e cumprimos todos os requisitos.
Nossa equipe de especialistas te ajuda a encontrar o melhor investidor para negociar e comprar seu título de precatório de forma segura, com recebimento na data da escritura, tudo registrado com contratos.
Somos uma empresa do grupo e-Xyon, há mais de 20 anos no mercado.
E não deixe de acompanhar tudo que acontece no mundo dos precatórios, nas nossas redes sociais: Facebook e Linkedin
Commentaires