O mercado de investimentos é um setor privilegiado para a aquisição de créditos, uma vez que a maior parte da economia do país está ligada a ele.
Com isso, nos últimos anos o mercado de capitais viu uma ampliação de seus horizontes com novas decisões do TST (Tribunal Superior do Trabalho).
O que é especialmente significativo em tempos de alta insegurança econômica, onde a aquisição de crédito torna-se ainda mais crítica para empresas e investidores que atuam no ramo.
Em decisão recente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) admitiu a venda de direitos trabalhistas como títulos a serem negociados por credores.
Venda de créditos trabalhistas: Como funciona?
Oriundo de épocas passadas, quando a venda de direitos trabalhistas só era permitida em circunstâncias especiais pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o TST tem reconhecido que 'sob certas condições, este instrumento pode ser uma medida válida para atingir objetivos econômicos'.
Tal admissão segue diversas decisões anteriores do TST permitindo a venda de direitos trabalhistas como título de crédito.
Decorrente destas decisões, empresas do ramo de negociação de precatórios e outras vêm aderindo ao novo recém chegado - setor ainda em desenvolvimento - de ativos trabalhistas.
Pensando em explorar novos horizontes, a Ori Assets, alinhada ao intuito de expandir sua operação já consolidada de negociação de precatórios junto às melhores práticas neste ramo, firmou parceria junto a Pro Solutti.
A Pro Solutti é uma empresa com vasta experiência em ativos trabalhistas, e conta com o único fundo de ativos homologado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A Pro Solutti vê com bons olhos as novas perspectivas de mercado em relação ao ano de 2023 e potenciais aquisições de ativos trabalhistas, oriundos da quebra de empresas ou problemas enfrentados no período da pandemia.
Allan Edward, CEO da Ori Assets afirma, em relação a estudos da celeridade dos tribunais que, "Diante ao cenário catastrófico de tempo em relação às decisões de processos trabalhistas, ou qualquer outro processo, se a venda do crédito é uma opção, deve sempre ser uma oportunidade a ser avaliada pelo credor. Muitos destes processos estão diretamente ligados ao sustento destes credores, e, como muitos demoram até 10 anos para terem sua decisão firmada, é interessante para o dono do título avaliar se é mais vantajoso ter os valores em mãos, mesmo que com um desconto sobre o total ou esperar, literalmente, uma década para ter o valor integral".
Como a maioria dos ativos judiciais, os créditos trabalhistas podem ser negociados de forma a antecipar seu recebimento, os deságios serão negociados caso a caso, mas geralmente consideram o custo de oportunidade do dinheiro descontado no tempo estimado para recebimento.
Na venda as empresas privadas que trabalham com compra de ativos judiciais, o desconto é mais vantajoso e o pagamento mais rápido.
Venda seu crédito trabalhista com a Ori Assets
A Ori Assets é referência no mercado de compra e venda de ativos judiciais. Nosso processo de venda de créditos trabalhistas conta com uma equipe de especialistas pronta para encontrar o melhor investidor para comprar seu ativo de forma segura. Todo o processo é registrado de forma legal através de contrato firmado em cartório, com recebimento do valor em conta na data da escritura, tudo registrado e com acompanhamento jurídico e administrativo. Somos uma empresa do grupo Hyon Par há mais de 20 anos no mercado. Entre em contato conosco através do nosso site e peça uma avaliação. E não deixe de acompanhar tudo que acontece no mundo dos precatórios, nas nossas redes sociais: Facebook e Linkedin
Commentaires